27 junho 2007

Amos Oz


"Sei que a expressão 'chegar a um acordo, a um compromisso' tem uma reputação terrível nos circuitos idealistas europeus, especialmente entre gente jovem.O acordo é concebido como falta de integridade, falta de directriz moral, falta de consistência, falta de honestidade.O compromisso empesta, comprometer-se a chegar a um acordo é desonesto.
Não no meu vocabulário.No meu mundo, a expressão 'chegar a um acordo, a um compromisso' é sinónimo de vida. E onde há vida há compromissos estabelecidos.O contrário de comprometer-me a chegar a um acordo não é integridade, o contrário de comprometer-me a chegar a um acordo não é idealismo, o contrário de comprometer-me a chegar a um acordo não é determinação.O contrário de comprometer-me a chegar a um acordo é fanatismo e morte.(…)

E quando digo acordo não quero dizer capitulação, não quero dizer dar a outra face ao rival ou a um inimigo (…), quero dizer procurar encontrar-me com o outro em algum ponto a meio do caminho.E não há acordos felizes: um acordo feliz é uma contradição."

Contra o fanatismo - Amos Oz

Sem comentários: