04 dezembro 2006

Varrer a casa ou limpar o pó?








A Persistência da Memória - Salvador Dali


A conversa decorria ligeira enquanto bebíamos um chocolate quente. A noite estava muito fria, como é usual em Coimbra nesta época do ano. Quase sem nos apercebermos resvalámos para as memórias de infância. É recorrente quando nos encontramos, estranho seria não falarmos sobre isso. Ficámos eufóricas quando nos apercebemos que nos recordávamos dum dia à tarde em que brincávamos às casinhas.

- E a discussão que tivemos? Lembras-te?

- Claro! O que se faz primeiro quando se limpa a casa: varrer o chão ou limpar o pó? Eu dizia que era limpar o pó, tu varrer o chão. Tinhas razão, mas tivemos de ir chamar a minha mãe para desempatar.

As mesas do lado olhavam para nós como se fossemos loucas. Ríamos que nem perdidas a recordar essa tarde: o tempo solarengo, as flores amarelas no quintal…

É um sentimento reconfortante saber que uma mesma memória pode persistir, ao fim de vinte anos, em duas vidas diferentes.

(E nunca mais me esqueci que primeiro se varre a casa e só depois se limpa o pó.)

7 comentários:

Tentini disse...

Amizade é um dom...
E as coisas mais triviais são aquelas que se tornam mais importantes!

Pedro Beltrao disse...

Nao resisto .. qual é o argumento para varrer primeiro ? :) lol

Ana disse...

:) O varrer faz levantar o pó, por isso torna-se inútil limpá-lo primeiro

Anónimo disse...

"As mm recordações? (...) n têm as mm recordações; os dois guardam do passado duas ou três pequenas situações, mas cada um tem as suas; as suas recordações n são parecidas; não se encontram; e nem sequer quantitativa/ sao comparáveis; (...)primeiro porque a capacidade de memória difere de um individuo p o outro (...) mas tb pq n têm a mm importância p o outro(...)"

Elisa disse...

Mas limpar o pó também deita pó no chão. Eu limpo sempre primeiro o pó. Mas na verdade não varro, passo com a 'mopa'... aquelas coisas que não levantam pó e depois lavo o chão com água e detergente. Fiquei baralhada confesso.

Ana disse...

É Elisa, na altura também fiquei. Afinal de contas era eu que dizia que primeiro se varria e só depois se limpava o pó. A questão é que na altura não se varria na minha casa, mas utilizávamos o aspirador. Assim como tu fazia sentido limpar o pó primeiro.
Acho que se chegou a uma espécie de compromisso: como ao varrer (com vassoura) muito pó é levantado, os móveis ficariam imundos se depois não fossem limpos. Para evitar limpar duas vezes convencionou-se limpar o pó depois de varrer.
Mas claro que isto são tudo especulações minhas, pois continuo a usar o aspirador e, por isso, a limpar primeiro o pó.:)

JOBSS disse...

Ola , ja faz algum tempo que eu venho querendo por em pratica boas idéias na questão do pó , como fazer para limpar o pó da casa sem ter que ficar naquele ritual ,pega o pano de chão enrola na vassoura e quando menos espera o pano quase que por vontade propria querendo sair da vassoura ;Bom isso muito me encomodava sendo assim criei uma capa para vassoura ,uma especie de luva para varrer o pó com ajuste em elastex____
sendo assim criei o varre po para vassoura _(nao precisa amarrar voce apenas veste na vassoura e depois varre o seu piso
e tira todo o pó )tecido em 100% poliester
meu email josenn68@hotmail.com.br