24 março 2007

Palavras #13

Póvoa de Varzim

"Aquela mulher sentia-se aleijada diariamente pela constante ausência do mar, do seu cheiro penetrante e salgado, das suas ondas atrevidas e majestosas, enfim, do seu efeito revitalizante para aqueles que são do mar.(...)
Por maior que seja o amor, a dor, a tristeza, o poder de um coração, ninguém pode recriar o mar. Em sítio mais nenhum."

in O Assobiador - Ondjaki

22 março 2007

Gente que passa

Gente que passa e desvia o olhar. Gente que passa e faz de conta que não existo. Gente que passa e afasta de mim as crianças como se eu lhes pudesse fazer algo. Gente que passa, passa, corre, e diz que não com a cabeça, mas sempre sem olhar. Gente que passa e levanta a mão, e faz aquele trejeito do Aqui está este novamente, não se tem paz em lado nenhum. Gente que passa e continua a passar, como se eu não existisse… Gente que passa e nem é capaz de ver a beleza do que tenho nas mãos. Não estendo as mãos vazias, apenas quero trocar. E esta gente passa e não se apercebe de quão vantajosa pode ser esta troca. Amigo. Dê-me uma dessas. Quanto é? Dois euros? Aqui tem. Guarde o troco. Bonita a capa. Esta revista tem sempre fotos fabulosas. Obrigado. Ah, este parou e não passou apenas. Ainda há desses... Que frenesim de novo: gente que passa, passa e não pára, não olha, não vê tudo isto:


19 março 2007



Hellhound
- Son of Dave
(live at Union Chapel, mas em Coimbra foi tão bom ou melhor)

08 março 2007

Palavras #12

Eyes on the sky - Alfred Gockel


"Acabara por fazer concessões: «Tem um certo quê…» Seria a boca? Não. A boca era grande e de desenho comum. O nariz? Também não. Era comprido e delgado. Eram, então, os olhos. Pretos e serenos, não se distinguiam pela vivacidade, pela mobilidade ou por algum brilho raro. Eram os olhos para os quais ao cabo de algumas reflexões Eugénio só achou um qualificativo:humanos. Envolviam mornamente a pessoa ou objecto em que se fixavam, davam uma ideia de profundidade insondável e principalmente de compreensão. Pareciam enxergar além das coisas com uma penetração que nada tinha de indiscreto ou agressivo."

in Olhai os Lírios do Campo - Erico Verissimo


"Átomo, átomo! Que palavra mais bonita!"

* clicar na imagem para mais pormenores sobre a peça "O efeito dos raios gama nas margaridas do campo"

06 março 2007



Seven Days of Falling - Esbjörn Svensson Trio

"don't run off to look up the word in a dictionary"


Sovay ??

Ainda bem que existem
sítios que esclarecem algumas dúvidas...